05/07/2007

Apresentação do Caderno

Há muito que a Sociologia ocupa um lugar secundário, com algum desencanto, por entre as suas ciências companheiras. Por entre as ditas Ciências Sociais, talvez não e, nestas, tem vindo, concomitantemente, a assumir um papel de charneira onde francamente vai evidenciando as suas valências. Isto, claro está, neste país que é o nosso, um Portugal que teima em ser um Portugal dos Pequenitos. Vou escusar-me a exemplificações onde a Sociologia não é modesta; poderia falar dos nossos pares europeus, o que por si daria em letras que se estenderiam por lençóis de páginas; igualmente, nos casos anglo-saxónicos mais distantes: escuso-me a resmonear pelo simples facto de resmonear, não creio que sejamos os pequenitos portugueses nem como tal me quero assumir nessa identidade pretensa.

Serve este caderno, em súmula e na sua mais modéstia forma, para ser mais um entre outros – poucos – blogues que estimulados pela Sociologia nos trazem ao debate ou ao comentário, à compreensão como à explicação – sempre válida apenas por questões de razão, causalidade, temporalidades, mas nunca pelo dogma.

Importa pouco ao autor se o blogue é ou não importante, tal como ou essencialmente como os posts que o comporão daqui para diante. É o autor sociólogo, sim. Com gosto e alma. Importa dar visibilidade ao que ainda não se quer crer como pertinente. Embora seja a defesa do réu, parece-me a mim importante a Sociologia.